Tênis

 

Como se Forma um Mito: Björn Borg

Em uma de suas entrevistas, o magnífico tenista alemão Boris Becker referiu-se a Borg como um tenista que ia a rede apenas para cumprimentar o adversário. Este é um dos falsos mitos no mundo do tênis, repetido por muitos outros profissionais do esporte. Becker, entretanto, jamais jogou com o tenista sueco em um torneio profissional.

Nas cinco vezes em que venceu Wimbledon (1976-1980), Borg sacou e seguiu para a rede muitas vezes no primeiro serviço, em todas as partidas. McEnroe revelou que o saque do tenista sueco era muito mais potente do que normalmente as pessoas imaginavam e que seu segundo serviço era "dizzy" (num sentido de deixar tonto).

Em seu livro sobre técnica de tênis, Borg ensina um de seus segredos: saque no segundo serviço com a mesma força do primeiro, mas com mais efeito. Sem dúvida, seu segundo serviço era uma de suas maiores armas.

Talvez, o mito de não subir à rede, tenha se formado por seu estilo antes de 1976 ou pelos seus seis títulos em Roland Garros ou, ainda, pela sua humildade. Mesmo no saibro, Borg jogava com frequência dentro da quadra e subia à rede mais vezes que seus colegas especialistas no piso, como o Guga fazia. Felizmente, os vídeos disponíveis na Internet levam os fatos para além da retórica. À direita, trechos da fantástica final de Wimbledon 1979, quando Borg derrotou Roscoe Tanner, em cinco sets. Tanner era considerado como detentor do saque mais violento de sua época.

Björn Borg nasceu em Södertälje, Suécia, em 06 de junho de 1956, foi o número 1 do mundo e venceu 11 torneios de grand slam. Entrou no circuito profissional aos 14 anos e abandonou em 1983. Tentou retornar em 1991, mas não venceu mais nenhum torneio.

 

 

 

Páginas de Tênis

Academias

Instituições e Torneios

Medicina do Esporte

Maria Esther Bueno

Tenistas

Tênis em Curitiba

Tênis na Bahia

 

A grande Maria Esther Bueno. A maior tenista brasileira e melhor do mundo em sua época.

 

Notícias do Tênis (Português)

TenisNet, Paulo Cleto

Uol Esporte - Tênis

TenisBrasil

Tennis View, revista

Revista Tênis

MatchPoint

Tênis Virtual

Programação na TV

 

A direita fica do lado direito

Sempre foi assim, sempre será assim.

Chamar o forehand do canhoto de "direita" ofende o bom senso e a Língua Portuguesa. O anglicismo, neste caso, enriquece a língua.

Não se deve ter receio de se importar palavras do inglês, quando não existe correspondente no português. Cerca de metade das palavras da língua inglesa foi importada do latim, do francês ou do grego.

 

◄Esporte

 

Esporte

 

Maria Esther Bueno

 

Torneio

 

Copyright © Guia Geográfico - Tênis, Notícias e Lendas do Esporte

 

Artigos e Pesquisas

Tennis Player, artigos em inglês

Advanced Tennis Research Project

Stringforum.net

USTA Player Development

Hawk-Eye Innovations

Racquet Sports Industry

 

Tenista

 

Notícias do Tênis (Inglês)

Inside Tennis Magazine

TennisLife Magazine

BBC Sport, Tennis

Tennis Channel

Tennis News, CNN

LiveScore.com, Tennis

TennisTV.com

 

Esporte

 

 

 

Tênis