Surfe

O surf originou-se entre os antigos povos de ilhas do Pacífico. Exploradores europeus em visita ao Hawaii e Polinésia, ficavam impressionados com a habilidade dos surfistas nativos.

O primeiro campeonato internacional de surf aconteceu em Makaha, Hawaii, em 1953. O circuito profissional feminino teve inicio em 1977 e popularizou-se nos anos 1990.

O Brasil, com sua imensa costa, é banhado por águas que sofrem influência de duas grandes correntes marinhas. O Sul e boa parte do Sudeste é banhado por uma grande corrente que vem da Antártica. No Sul é necessário usar proteção de neoprene para se proteger das águas geladas.

Os paraísos dos surfistas estão no Nordeste, onde a costa é banhada  pela grande corrente do Golfo da Guiné, na África, tornando as águas mornas.

 

 

Praias

 

 

 

Surfista Brasil
Hawaii

 

O baiano Jojó de Olivença, uma das estrelas internacionais do surf e bicampeão brasileiro pela ABRASP.

Jocélio de Jesus nasceu em Ipiaú, na Bahia (Olivença é um balneário de Ilhéus), em 1967. Encerrou sua carreira em 2008 e atualmente dirige uma ONG (Projeto Ondas) voltada para ajudar crianças carentes.

 

O surfista baiano Armando Daltro na Austrália. Nascido em Salvador em 1973, começou a surfar aos 11 anos. A partir de 1993, entrou para a elite do surfe mundial, vencendo vários torneios internacionais. Em 2000, sagrou-se campeão mundial de surf WQS.

 

Mergulho

Natação

Rafting

Remo

Vela

 

Esportes

 

O pernambucano Carlos Burle é uma das grandes sensações do surfe internacional.

 

Surfista brasileiro

 

Itacare

 

◄Esporte

 

 

Surfista

 

Surf

 

Copyright © Guia Geográfico - Ondas, Esportes Aquáticos - Surf, Surfing.

 

Surfe

 

Esporte

 

Imagens Surf

 

 

 

 

 

Divulgação

 

 

 

Divulgação

 

 

 

Divulgação