Jogos Olímpicos

 

As olimpíadas são o maior evento esportivo do Planeta. Realizam-se a cada quatro anos, sob a orientação do Comitê Olímpico Internacional, com sede em Lausanne, Suíça.

Até os anos 1970, os atletas olímpicos eram obrigados a aderir ao código estrito do amadorismo.

Desde 1924, realiza-se também uma versão para os esportes de inverno. A partir de 1992, os jogos de verão e os de inverno passaram a ter uma defasagem de dois anos.

O primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro olímpica foi Guilherme Paraense, em uma prova de tiro, nos Jogos de 1920, na Antuérpia. Foi também a primeira vez que o Brasil participou das Olimpíadas. A equipe brasileira tinha 25 atletas.

Os próximos Jogos serão realizados em Pyeongchang, Coreia do Sul (2018 - inverno).

Mais: Rio 2016 e Origem das Olimpíadas

 

 

◄Esporte

 

Embaixo, a maravilhosa festa de abertura da Rio 2016 (foto Roberto Castro).

 

 

Olimpíadas de Verão e de Inverno

Em 2016, o Rio de Janeiro realizou as Olimpíadas de "Verão" no inverno. Antes, apenas a Austrália, em 1956, havia sediado as Olimpíadas no hemisfério sul, mas o evento ocorreu mesmo no verão.

As Olimpíadas de Inverno abrigam apenas os esportes que necessitam de gelo ou neve. Todos os outros ocorrem nas Olimpíadas ditas de "verão", incluindo os esportes indoors que podem ser praticados em qualquer época.

 

OuroO tenente-coronel Guilherme Paraense (1884-1968). Nascido em Belém, tornou-se o primeiro medalhista de ouro do Brasil, na Antuérpia (1920), Bélgica. Ele venceu a prova do revólver a 30 metros sobre silhueta humanoide em pé. O Brasil ganhou três medalhas na Antuérpia, todas em tiro. Paraense também ganhou uma medalha de bronze em tiro por equipe.

 

Nas Olimpíadas, medalhas, de qualquer cor, são vitórias. O bronze representa a consagração de todo o esforço do atleta no esporte. O ouro é uma dádiva e depende dos caprichos dos deuses do Olimpo.

 

Rio 2016

 

 

Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) no salto triplo dos Jogos Olímpicos de Helsinki, 1952. Foi o segundo brasileiro a ganhar o ouro olímpico e o primeiro a ganhar duas vezes, repetindo o feito em Melbourne, 1956. Estabeleceu cinco vezes o recorde mundial do salto triplo. Ele nasceu em São Paulo, em 29 de setembro de 1927.

 

 

Mapas do Brasil e do Mundo

 

Futebol

 

Copyright © Guia Geográfico - Competições nas Olimpíadas - Olympic Games.

 

 

Esportes Olimpicos

 

Atleta Olimpico

 

Esporte

 

Jogos Olímpicos

 

Tocha