Karatê

O karatê (mão vazia, em japonês) é uma arte marcial de origem oriental. Tomou forma em Okinawa, no século 17. Hoje existem vários estilos de karatê.

Chegou ao Brasil na primeira metade do século 20, com os imigrantes japoneses. Os primeiros instrutores conhecidos  começaram a ensinar karatê nos anos '50. Desenvolveu-se primeiro na Bahia e em São Paulo, onde existiam vários imigrantes de Okinawa. Ensinava-se principalmente o estilo shotokan.

O primeiro torneio nacional aconteceu, em 1965, em São Paulo, e a equipe da Bahia foi a campeã.

 

 

Acima, o grande mestre Ivo Rangel, uma das maiores autoridades mundiais do karatê (à direita, o mestre pratica com seus alunos, nos anos '70, em sua antiga academia Acrópole).

Ivo Rangel da Silva nasceu em Salvador, Bahia. É escritor, advogado, professor de Educação Física e karate-ka. Formado em capoeira pelo mestre Bimba. Praticou várias artes marciais até iniciar com o karatê, modalidade em que foi campeão brasileiro em 1965. Foi também treinador da seleção brasileira, formando vários campeões. Hoje é faixa preta 9º Dan, presidente da Federação de Karatê Interestilos da Bahia e autor de livros sobre o esporte.

 

 

Karate

 

Funakoshi

 

O atleta baiano Milton de Souza Menezes, tricampeão mundial de karatê e primeiro no ranking nacional, em 2014.

 

Milton Menezes

 

 

Mais: Boxe, MMA e Judô

 

Gichin Funakoshi (1868-1957). Fundador do estilo shotokan e considerado o pai do karatê moderno. Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, filho de um samurai. Quando garoto foi treinado na clandestinidade pelos dois maiores mestres da época: Yasutsune Azato e Yasutsune Itosu. A prática de artes marciais era, então, proibida. Levou a arte para o Japão nos anos '20.

 

Bruce Lee

 

Capoeira

 

◄Esporte

 

Copyright © Guia Geográfico Esporte, Artes Marciais, História e Estilos

 

 

 

Karateista

 

 

 
Esporte

 

 

Karatê

 

 

 

 

 

Divulgação