Bruce Lee

Lee Hsiao Lung, mais conhecido como Bruce Lee, nasceu em San Francisco, California, em 27 de novembro de 1940. Seu pai era um cantor chinês de ópera. Mudou-se para Hong Kong ainda criança e trabalhou na indústria do entretenimento desde cedo, incluindo pequenos papéis no cinema oriental.

Quando jovem, brigava com frequência nas ruas de Hong Kong. Começou a aprender kung-fu e dança na adolescência. Em 1958, Lee venceu o concurso de cha-cha da cidade.

Pouco depois de completar 18 anos, retornou aos EUA, vivendo com amigos da família, em Seattle. Estudou filosofia e drama na Universidade de Washington.

Abriu sua primeira escola de artes marciais em Seattle e, em 1964, mudou-se para a California, onde abriu sua segunda escola. Nessa época, começou a trabalhar em pequenos papéis, em Hollywood.

Voltou a Hong Kong, em busca de papéis de destaque. Trabalhou em dois filmes de grande sucesso na Ásia: A Fúria do Dragão (1971) e Conexão Chinesa (1972). Em 1973, trabalhou em seu filme de maior sucesso: Operação Dragão.

O ator e lendário lutador de kung-fu faleceu aos 32 anos, em Hong Kong, durante as filmagens de O Jogo da Morte, sem conhecer todo o sucesso que seus filmes fariam ao redor do mundo. Nos anos que se seguiram, a indústria do cinema foi inundada com filmes com artes marciais, mas nenhum Bruce Lee.

 

 

Vídeo Tributo a Bruce Lee.

 

O Jeet Kune Do

Para alguns, seria o estilo desenvolvido por Bruce Lee, mas ele relatou em uma entrevista que não acreditava em estilos, pois eles cristalizam-se e impedem o desenvolvimento pessoal.

O Jeet Kune Do (o modo de interceptar um punho, em tradução livre), pode ser entendido como a abordagem filosófica do grande mestre.

Bruce Lee foi obrigado a ficar de repouso por seis meses, em 1970, recuperando-se de uma contusão nas costas. Nesse tempo, fez anotações e desenhos sobre o que pensava das artes marciais, que foram publicados postumamente, em 1975.

 

Imagens Bruce Lee

 

Mais: Boxe, MMA, Judô e Karatê.

 

Esporte

 

Capoeira

 

◄Esporte

 

Copyright © Guia Geográfico Esporte, Artes Marciais, Kung Fu

 

(1940 - 1973)

 

 

Bruce Lee